14.2.23

[Minha Vida Blogueira] Aquele que eu conto minha história com a blogosfera


Antes de tudo, te recomendo pegar um café ou dar play nessa playlist nostálgica porque lá vem história...

"É uma verdade universalmente conhecida" de que 90% das pessoas que tem blog atualmente (✨ dados da minha cabeça ✨) tem uma história com essa plataforma que começou lá atrás, e comigo não seria diferente! Não lembro a data, e até o ano se tornou incerto (2010 ou 11?), o endereço também não tenho mais, mas lembro nitidamente de estar no falecido orkut e ver um link que uma colega da minha escola havia postado. Fui redirecionada para o blog de sua irmã e imediatamente, assim que abri aquela aba, me veio uma empolgação nova: um lugar onde eu posso falar e compartilhar o que eu quiser e as pessoas vão ler?! Me soou perfeito.

Aí você sabe, né... trocentos endereços diferentes cujas motivações iam mudando com as minhas inconstâncias adolescentes (ihh, gostei como isso soou, perdi um bom nome, hein?). Com o tempo eu fui conhecendo e me encantando com as blogueiras que já conheciam aquela plataforma há mais tempo que eu e estavam abrindo novos caminhos - quem diria que iria virar uma profissão, né? Lembro da Mércia Reis do Trechy Teen, da Amanda do Vinte e Poucos, da Melina que na época tinha o "A series of serendipity", da Hadassah Sorvillo com o Senhorita Inconstante (acompanho a Hady até hoje), e tantas e tantas outras...

Mas a minha preferida era a Bruna Vieira do Depois dos Quinze - e é engraçado porque ainda gosto demais de acompanhar as fases da Bruna, me sinto uma espécie de amiga distante, torço e vibro por ela, que doido, né? Mas vocês não estão entendendo: eu queria muito ser como a Bruna! Nessa fase a gente tem uma sede de pertencimento e de "ser" que grita de um modo muito nítido, e ela representava uma liberdade que eu também queria ter. Fora as crônicas que me tocaram tanto. Mas... acho que querer ser uma outra pessoa minou a graça que um blog tinha pra mim, sabe? Passei a me preocupar demais com a forma, o conteúdo, o layout e via que outras pessoas também. Tudo começou a ficar muito igual.

Ainda assim, olhando para trás, vejo que cada endereço que tive foi importante porque acompanharam uma fase da minha vida onde eu podia registrar, de fato, como um diário os meus conflitos e paixões. Hoje percebo como foi poderoso ter um espaço e uma voz em algum lugar, já que nessa época, com 14/15 anos, eu não me sentia muito à vontade em ter um caderno físico pra compartilhar tudo o que estava acontecendo naquele momento.

É... eu não virei uma It Girl da Capricho, mas valeu muito a pena poder me expressar e conhecer a rotina de outras meninas. Não é esse o maior objetivo de ter um blog, afinal? Se for assim, acho que posso dizer que eu tive sucesso nessa caminhada! Mas ainda me pergunto... onde e como estão aquelas meninas que eu acompanhei e que como eu, eram cheias de sonhos e intenções que com certeza mudaram com o tempo?!

🌸 Sobre ter um blog em pleno 2023 🌸

Hmmm... ter um blog hoje em dia! Quando eu criei o "Liz Sales" (eu juro que tentei encontrar um título mais criativo, mas não deu...), por volta de dezembro de 2019 (!), o intuito era e continua sendo, compartilhar de um jeito tranquilo a vida, os pensamentos. Eu nem sonhava que ainda tinha gente por aqui, sabe? E pra minha surpresa tinha, e gente com a mesma vibe que eu também estava: bloggar no próprio ritmo. Me deu um alívio! E é aí que entra minha outra motivação...

Eu tenho visto cada vez menos sentido estar nas redes sociais. Twitter, Instagram... tudo tem me deixado com uma sensação de que tem algo errado. Mas aqui, me sinto bem. Interajo, sumo, volto e ainda faz sentido. Eu podia dizer muito mais, mas é isso: ainda faz sentido. Ainda é significativo. E enquanto for assim, eu ficarei feliz de estar aqui, na boa e velha e querida blogosfera.

Este post foi escrito carinhosamente pela Liz para o Blogueiros Raiz, um espaço que surgiu para unir todos nós, que ainda estamos aqui.

15 comentários:

  1. Bom dia
    Ótima postagem, um espaço de união, gostei muito, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho incrível tudo isso. As vezes as pessoas se espantam quando eu falo que tenho blog a mais de 20 anos... algumas acham que eles morreram. Mas com certeza não. E como você, continua sendo minha rede favorita para conversar com as pessoas. Conhecer pessoas novas e grandes amizades. Eu amo tudo isso!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Os blogs seguem atemporais, transcendendo, sobrevivendo aos modismos, à fugacidade voraz das redes sociais. Caminha placidamente a dar o seu recado, os recados de cada um de nós. "Vida longa e próspera" aos blogs e blogueiros(as).

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  4. A blogosfera é esse lugar mais acolhedor, né?! Eu adoro. Voltei outro dia e já tô em contato com pessoas muito legais e com blogs incríveis.
    Eu também lembro de todas as blogueiras que você citou! ♥
    E essa playlist?! Adorei! Conheço 98% das músicas.

    Acho que ter um blog em 2023 também é um ato de coragem porque aqui a gente se abre mais do que se abriria em um post de instagram, que costuma ser muito superficial. Eu tenho passado beeem menos tempo no instagram, inclusive.
    Adorei a ideia do blog ter um conteúdo além de ser um portal de blogueiros ♥ Vida longa ao Blogueiros Raiz! :D


    https://aavefantasma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito do ambiente blogueiro hoje em dia. Do pessoal que tá aqui pra colocar suas questões, dividir experiências e se divertir.
    To por aqui há 20 anos entre idas e vindas, mas eu sempre volto. Ter um blog é algo que já faz parte de mim!

    Adorei o texto.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Nossa que post legal!!!
    Eu amava ver o blog da Melina, o A series of serendipity, mas sem dúvidas minha inspiração também era a Bruna Vieira e nossa It Girl da Capricho... Quanta nostalgia...
    Ter um blog é sensacional, eu amo demais! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Aww que texto mais nostálgico Liz! Eu acompanhava todos esses blogs. Até dei uma pesquisada no blog da Amanda dos Vinte e Poucos. Mas não encontrei :( É uma pena que blogs pessoais não façam mais sucesso, em vista às fast-social-medias. Mas também fico feliz que ainda tenha gente como você que continua aqui, que não cria pra ficar famosa ou ganhar dinheiro. Mas pelo simples e único fato que é gostar de blogar ♥

    ResponderExcluir
  8. Essa playlist me quebrou. Quando eu chegar em casa com certeza irei ouvir no último volume kkkkk

    A blogosfera tem uma energia muito acolhedora, diferente das redes sociais que tá cada dia mais difícil manter um diálogo sem alguém desferir alguma palavra de ódio.

    Minha maior incentivadora a voltar para o blog é a Vanessa (Vane), sério. Inclusive muito obrigada querida :) Já trocamos muitas cartinhas, a gente se fala pelo whatsapp aí depois sumimos, aí voltando a falar normalmente kkkk é uma relação de amizade muito boa, sem cobranças. O importante é que daqui estou sempre emanando ótimas energias pra ela.

    ResponderExcluir
  9. eu gostei tanto desse blog, de participar da lista, e desse post! estou fugindo das redes sociais como o diabo foge da cruz, e me refugiei novamente na blogueiragem raiz. confesso que quase desisti daqui também, até conhecer a página e ver que fui reconhecida, afinal são 15 anos escrevendo adoidada. isso me molda desde a adolescência. vida longa a todas/os/es nós!

    umvelhomundo.blogspot.com
    estudiosaojeronimo.com

    ResponderExcluir
  10. Eu fiquei um tempão sumida e quando fui entrar novamente no blog eu percebi um fluxo de gente que tinha surgido vindo aqui do Blogueiros Raiz. Fiquei intrigada com o link e quando cheguei fiquei encantada com a ideia!
    Eu amo esse pedacinho da internet em que a gente vive mantendo de pé, é tão acolhedor se conectar nessa comunidade que a blogsfera proporciona. Tenho estado motivada a manter uma frequência novamente, um ritmo que me agrada e que seja possível nos meus dias. Gostei muito do texto. Tô feliz demais em ter aparecido na lista <3 Me trouxe sorrisos!

    Abraços,
    Any.
    Poetiza-te

    ResponderExcluir
  11. Adorei a intenção! Estou na blogosfera desde 2007 e ela nunca perdeu a graça para mim. É um espaço excelente de interação e exposição de ideias. Gosto bastante.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  12. Olá Liz, bom dia!
    Lendo seu post só pude ficar nostálgico! Eu também já tive um blog ali em 2012 que foi quando comecei a blogar por influência da série Gossip Girl, amava aquilo tudo, só que antes, eu já havia tido experiência com diários físicos e já havia passado bons perrengues com eles, afinal, quem nunca deixou o diário aberto ou pior... A família tinha uma cópia da chave (minha avó fez isso comigo, me deu um diário e ficou com uma cópia para ela da chave).
    Também tive uma época que fiquei encantando com a Bruna Vieira, os livros e tals... Mas acabou passando... Comecei a querer buscar pessoas que falassem mais coisas parecidas com as minhas e a buscar blogueiros... Que sabemos beeem que é mais raro por aqui, ainda mais agora em 2023.
    Da minha época eu lembro do Kawaii World da Kaorii, que era onde tinha todos os tutoriais, se quisesse fazer algo bonito, com certeza iria pegar algum tutorial da Kaorii, ela era demais! Só que depois ela sumiu... Se bem que eu também sumi... E só voltei esse ano, mas já tentei voltar outras vezes, porém, não tinha muito ânimo... Então fiz como você e as outras postar no meu tempo e sem pressão.
    Bom, talvez a gente nunca seja uma It Girl da Capricho mas com certeza estamos tocando várias almas com nossas postagens repletas de experiências e esperança. Um beijo e até um próximo post!

    Fragmentos do Tom

    ResponderExcluir
  13. Que lindo o seu post! Me identifiquei muito com você Liz! Eu tive meu primeiro blog em 2011 e desde então criei vários blogs de temas diversos haha. Quando eu era mais nova ficava desanimada quando ninguém comentava no meu blog (detalhe: eu não divulgava em nenhum lugar que tinha um haha), mas eu sempre voltava e criava outro. Hoje eu estou em um movimento de me afastar das redes sociais e resolvi voltar a blogar em pleno 2024. Fico feliz que tenha mais gente fazendo isso :)

    ResponderExcluir