28.2.23

[Minha Vida Blogueira] O início da blogosfera foi logo ali

Eu sempre gostei de escrever e ler. Não sei se foi porque minha mãe é professora, mas sempre tive livros em minha vida. Mas, desde pequena sempre me senti muito sozinha. Não encaixava e não conseguia enxergar as pessoas ao meu redor como “amigas”.

Acho que foi por causa disso que encontrei, não me lembro como, a blogosfera. Um local onde eu podia escrever o que quisesse, sem julgamentos, sem me incomodarem, e com a possibilidade de fazer amigos de todo lugar do mundo.

Eu não sou tão velha não, tenho só 35 anos, mas a internet evolui tão rápido, que parece que foi em décadas passadas. Lembro que quando tinha 15 anos eu já tinha um blog e já escrevia a um tempo nele. Como eu me lembro? Porque eu mexia na parte de layout também, e lembro que teve um tempo que o template do meu blog era minha foto bem grande, a foto do book de 15 anos hehehehe.

Sim, já fazem mais de 20 anos. E tantas plataformas surgiram e morreram no caminho. Lembro que naquela época o blog era em um tal de weblogger. E tinham redes sociais também. O fotolog, flogão, flickr e o mais conhecido Orkut. Eu pipocava entre eles, mas adorava o blog.

E nem vamos falar no trabalho que era escrever em um blog antigamente. Não pelo fato da escrita, mas pela conexão mesmo. Afinal, a internet como conhecemos hoje não existia. Tinhamos que conectar após a meia noite, dava estress, caia. Sim, a incrível internet discada. Se você nunca ouviu falar dela, parabéns, você nasceu depois desta tortura (hehehe).

Tenho até algumas histórias legais e uma cômica envolvendo os blogs na minha adolescência. Tive uma época do segundo grau que tive um namoradinho que minha melhor amiga gostava também. Como eu soube disso? Encontrei, sem querer, o blog dela na internet, e ela contava sobre gostar do meu namorado. Eu também fiz muitas amizades através desse diário virtual. Tive algumas amigas que conheci nos blogs e trocava cartinhas, presentes. Era muito legal.

Eu enfim me sentia conectada com pessoas que eram parecidas comigo. O tempo foi passando, as plataformas foram evoluindo e já faz 15 anos que o blog está onde está, na plataforma blogspot do Google. Hoje como Vivendo Sentimentos, mas lá no comecinho, tinha só meu sobrenome: Larentis.

Eu ainda sou viciada em mexer no html e template, e o blog está de tempos em tempos mudando a carinha dele. Ufa! Eu não gosto de mesmice. Ele também foi evoluindo nos temas escritos. Começou como um diário virtual, falando do dia-a-dia e dos emocionantes acontecimentos da escola (hehehehe). Depois comecei a falar das minhas leituras e livros, uma das minhas paixões.

Em 2015 fiz minhas primeiras parcerias com editoras de livros no blog. E até 2021 tive sempre editoras junto comigo, trazendo conteúdo em conjunto para meus leitores. Em 2022 decidi desacelerar e começar a falar de outros conteúdos que também eram coisas que eu amava, como viagens. Hoje o blog fala um pouquinho de tudo, seja cultura, livros, filmes e viagens.

O blog é minha plataforma favorita porque nela consigo me expressar por inteiro. Posso escrever quanto eu quiser (sem limites de caracteres), posso colocar fotos, vídeos. Ela é minha casa. E tem muitas visitas, e isso me alegra. Adoro a interação, visitar outros blogs. Conhecer novos conteúdos.

Algumas pessoas podem perguntar: Os blogs não acabaram? E eu posso te dar certeza que não. Você está em um blog neste momento. Se você pesquisa algo no Google tem grande chances de parar em um blog. Quando meu dia está monótono, o que mais gosto de pesquisar é novos blogs para conhecer e visitar. São como vizinhos, esperando na janela pelo “oi”, e aquela visita para “fofocar” as últimas novidades.

Obs: Um “problema” de conversar com uma blogueira, é que ela está acostumada a escrever muito. Vocês viram o tamanho do post não é mesmo?! Pensem em meus amigos conversando comigo pelo whatsapp. Não dá certo. Eu escrevo sempre livros hehehe. Desculpe pessoal ;)

Este post foi escrito carinhosamente pela Monique para o Blogueiros Raiz, um espaço que surgiu para unir todos nós, que ainda estamos aqui.

5 comentários:

  1. Falando em história cômica, uma vez no ensino médio escrevi um post onde eu citava o nome de uma professora, só que essa professora tinha um nome bem diferente e o costume de buscar ele no Google. Ela acabou descobrindo o meu blog e falando sobre ele em sala de aula kkkk Sorte que naquela época eu usava frames com fundo transparente e fonte branca, então ela não conseguiu ler nada, mas na hora senti um arrepio descer pela minha coluna XD

    ResponderExcluir
  2. Adorei conhecer mais dessa blogueira. É verdade, os blogs estão mais vivos que nunca.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Eu amo essas histórias, uma viagem no tempo ❤️

    ResponderExcluir
  4. Nossa, acho tão bacana ler esses relatos! Gosto de ver como os blogs seguem tendo seu espaço, mesmo que não como um dia foi, mas com seu jeito único, nostálgico, pessoal.
    Que sigamos nessa comunidade que aconchega <3

    Abraços
    Any.
    Poetiza-te

    ResponderExcluir
  5. Nossa, me levou de volta pra 2003 quando eu criei o meu primeiro blog e me fez viajar por todos meus períodos, meus blogs... os blogs não acabaram e a gente ainda tá por aqui trocando essas idéias e experiências, ainda estamos aqui dividindo, encorajando e aprendendo uns com os outros!

    Abraços!

    ResponderExcluir