15.4.23

[Minha Vida Blogueira] Memórias de quem esteve aqui e de volta outra(s) vez(es)


O ano era 2002 e a hype do momento era Harry Potter. Eu escrevia fanfics sobre o meu amor platônico pelo Severo Snape e enviava para o finado fórum Harryoteca publicar. Minhas fanfics eram um lixo, mas renderam boas amizades nesse fórum.

Essas amizades me introduziram à blogosfera, me incentivando a criar um blog no (também finado) Weblogger.

Foi um marco na minha vida. Nas primeiras semanas usei o blog como se fosse um Twitter (que, na época, nem existia!). Eu escrevia sobre qualquer coisa, dava minha opinião sobre qualquer coisa, compartilhava experiências, fazia aqueles testes ridículos de saber qual era a minha casa em Hogwarts ou qual bicho tinha a minha personalidade. Reclamava dos pais (sem razão), reclamava das aula e dos colegas de aula, reclamava de vestibular e reclamava de não ter um namorado: o verdadeiro Kit Aborrescente nos Anos 2000.

Na minha caminhada pela blogosfera eu tive muitos blogs porque o blog tinha que refletir minha personalidade e minha personalidade era muito volúvel. Nos primórdios eu queria mostrar que também gostava das mesmas coisas que os guris, que era RPGista e jogava jogos de computador, mas só usava o apelido "Elfinha". Depois eu queria ser "riot girl" (durou pouco). Teve ainda a fase em que assumi meu lado otaku-barra-emo, e acho que foi uma das piores fases da minha vida, pois eu estava tentando abandonar a adolescência, cheia de dúvidas de mim mesma, de inseguranças e paranoias. Trocava de blog como quem troca de layout.

Eu não lembro direito, mas em algum momento antes de 2010 devo ter ficado uns bons anos longe da blogosfera até decidir retornar por pura inspiração em quem perseverou. Nesse meio tempo, tentei migrar para a blogosfera internacional e falhei, lógico.

Daí, gente, ali por 2012, 2013, eu criei um blog com um nome doido que inventei lááá nos temos de Elfinha e lembro que foi uma época muito gostosa de blogar. Eu lia bastante livro nessa época e gostava de escrever sobre isso, tirava foto dos meus livros e fazia listas dos que li, não li e queria ler. Era uma delícia.

Lembro de ter sido uma época com muitos posts fotográficos e postagens coletivas de "o que tem na minha bolsa", os "6 on 6" (que era postar 6 fotos no dia 6 de cada mês, e alguns meses eram temáticos), as retrospectivas mensais. Por que isso morreu? Era a alma perdida mas evoluída da blogosfera raiz.

Algumas pessoas se inspiravam em blogs como Um Ano Sem Zara (quando era essencialmente ficar um ano sem comprar roupas, combinado com um lookbook do que se tinha no armário, e era BOM esse blog) e A Series of Serendipity (que quando eu descobri ainda era meio fairy/cottage core, mas larguei de mão quando começou a ficar blogueira profissional demais).

Mas também foi uma época em que questões pessoais impactaram na minha vida online; ao mesmo tempo em que conquistei amizades, perdi outras por bobagem. E, meio que por impulso, meio que por frustração, apaguei o blog onde havia as lembranças dessas amizades e criei outro. Aliás, criei dois, um deles era privado, mas pouco utilizado e, em seguida, esquecido. Ambos os blogs foram abandonados.

Então, em 2018, novamente inspirada pela perseverança de algumas blogueiras raiz, decidi criar um (último) blog. Um blog onde eu pudesse não apenas seguir minha jornada pela blogosfera, se é que existe uma, mas também manter comigo esses 21 anos de experiência e de memórias que consegui garimpar através da Wayback Machine.

Pode soar piegas, mas é fato que manter um blog mudou um pouco a minha vida, seja por ser uma válvula de escape, seja por ser uma ferramenta divertida de interação que supera imensamente qualquer rede social. Onde essa jornada vai me levar eu não sei e não pretendo definir rotas ou atalhos. Talvez levantar acampamento de vez em quando (o tal hiatus), mas seguir em frente até onde der, até virar memória.

Este post foi escrito carinhosamente pela Amanda para o Blogueiros Raiz, um espaço que surgiu para unir todos nós, que ainda estamos aqui.

16 comentários:

  1. Eu amei esse relato, me identifico com os vários blogs, eu também já tive alguns... heheheh bjks

    ResponderExcluir
  2. O pacote da blogueira adolescente dos anos 2000. Eu também tive vários blogs porque eles tinham nomes que eram muito daquere os dois ultimos foram os que mais duraram. Eu fiz muitos amigos por aqui e quero sempre conhecer pessoas que ainda estão aqui fazendo uma blogosfera amigável!

    Abraços ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dar nome para blog naquela época era uma arte um tanto quanto estressante porque volta e meia alguém já tinha, hehehe. Pior era criar a URL, porque mesmo sendo diferente do nome do blog, às vezes alguém já tinha tido a mesma ideia :P

      Excluir
  3. Ah não, eu PRECISO saber que fics que voce publicou na Harryoteca hahahahahahah se tem uma coisa que eu tenho saudade na internet é esse site!!!!
    tbm sinto saudade do finado um ano sem zara e do a series of serendipity, acho que foi esse último restinho de periodo de redes sociais, antes de todo mundo querer monetizar e capitalizar em cima de si mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só lembro do nome da primeira: Provocando o Pobre Snape. Era, literalmente, minha fantasia erótica com o Snape.
      Concordo que as redes sociais e a sede por monetização deram uma esvaziada na blogosfera. Existem blogs com monetização através do Google Ads, mas a maioria desses blogs é sobre resenha de algum produto, dicas de alguma coisa, cuja tendência acaba sendo migrar para uma rede social.

      Excluir
  4. Foi uma grande fase. Adorei conhecer um pouco mais de sua evolução.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  5. Rolou uma identificação aqui com tudo que li. Nossa, eu nem tinha pensado nessa coisa de kit adolescente até porque eu já tinha mais de vinte anos quando comecei a usar a ferramenta, mas passei por todas essa fases. Aliás, o 6 on 6 eu mantenho até hoje porque adoro. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A adolescência pode passar, mas alguns aspectos dessa fase ficam impregnados por mais tempo. Eu também, depois dos 20, tive um "remember" com o meu eu adolescente e foi uma fase conturbada que compartilhei pouco nos blogs passados.
      E, bah, eu jamais devia ter parado com o 6 on 6!

      Excluir
  6. Também me identifiquei.Nunca deixei de ter blogs, embora tenha entrado em hiatus por um tempo, voltei e agora tenho 4! 😁😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, quatro blogs? Mas todos ativos? Incrível, parabéns pela dedicação!

      Excluir
  7. A Amanda é de POA! hahahahaha Sinto como se estivesse reencontrando parentes perdidos quando conheço o bloguinho de alguém que é do meu estado/cidade. XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! E ainda moro em POA, hehehe Certamente nos vimos por aí em algum momento :D

      Excluir
  8. E nesse vai e vem de aparecer e sumir, de pular de um blog pro outro, a gente segue mantendo essa rede viva. Tive apenas dois blogs nesses 7 anos e é surpreendente como sempre me traz nostalgia voltar a escrever depois de tempo afastada.
    Gostei muito do texto <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Any! A chave é perseverar. Mas... a chave da perseverança é um pouco mais complicada. Talvez os blogs pessoais estejam fadados aos hiatus ocasionais, e talvez seja esse uma espécie de charme. Ou talvez seja uma questão de necessidade, um prenúncio de algo novo que virá mais adiante: quando a pessoa retorna e vira o blog de cabeça para baixo ou muda totalmente de blog, é sempre uma grande e agradável surpresa :)

      Excluir