10.6.23

[Minha Vida Blogueira] Eu sou péssimo com títulos


Eu cresci na periferia do Rio Grande do Sul em um munícipio isolado no oeste do estado que na época não tinha muito mais de 2.000 habitantes. A internet a rádio chegou lá em 2006 e eu acessava a rede mundial de computadores no trabalho do meu pai, na casa de amigos e em lan-houses que eram as casas de outros amigos que cobravam dois reais por uma hora de acesso. Só fui ter um computador em casa aos 14 anos e o acesso à internet chegou aos 16 e isso já devia ser 2011 ou 2012.

Ao contrário do que pode parecer pra quem me conhece pessoalmente, eu nunca gostei de receber muita atenção de gente que eu não conheço tão bem e batalho cotidianamente com o medo e a vergonha de ser visto por estranhos. O que eu quero dizer é que a rede mundial de computadores sempre me deixou um pouco ansioso e por isso a minha presença nela durante a adolescência era parecida com a de um fantasma. Eu frequentava fóruns, sites e blog. Eu lia traduções de quadrinhos estrangeiros, frequentava fóruns de video-games e filosofia, lia webcomics e todas as discussões que surgiam nesses espaços. Mas não escrevia nada. Cheguei a criar um endereço em algum momento, mas nunca escrevi nada lá.

Quando as grande empresas da internet chegaram, colonizando e gentrificando os espaços digitais eu me encolhi mais ainda. Isso só começou a mudar um pouco quando fui pra faculdade e eventualmente comecei a escrever alguma coisa ou outra no facebook com uma pegada mais séria. Papo de política, ideologia e análises de conjuntura; não durou muito. Também tentei ter uma página pra postar os meus desenhos que teve um sucesso moderado mas a coisa toda de ter uma rotina de postagens e não sei o que e não sei que lá começou a entrar na cabeça e acabei parando. Entrei no instagram em 2017 e desde então uma vez por ano eu tento ser mais ativo por lá e acabo largando de mão depois de um tempo por um motivo ou outro. O twitter literalmente me adoeceu no tempo em que fiquei por lá e de repente eu me peguei sentindo falta daquela internet do começo dos anos 2000, que parecia mais lenta, mais calma, mais distante, mais como um grande mar a se navegar e menos com uma sessão esquisita de classificados.

Foi por volta de 2020 que a coisa aconteceu. Eu precisava de um espaço pra mim e eu precisava de que ele fosse um pouquinho escondido e de repente o piovepato aconteceu. Eu montei o layout mais simples que consegui e comecei a postar algumas coisas por lá com a certeza de que só seriam lidas por mim alguns anos no futuro e não foi o que aconteceu. De algum jeito, algumas pessoas foram chegando e na primeira vez que eu recebi um comentário de alguém que eu não conhecia eu fiquei genuinamente feliz e um tipo muito específico de relação foi surgindo a partir disso. Comecei a visitar outros blogs e a sentir falta de ler os textos das pessoas. Comecei a me sentir cada vez mais a vontade de escrever e experimentar com a escrita. E comecei a pensar bastante sobre a existência na internet.

Eu gosto daqui, gosto de ler outros blogs, gosto de ver as fotos, os desenhos, as poesias, os vídeos e as maneiras de organizar das outras pessoas. Gosto de como tenho aos poucos começado a me sentir parte de alguma coisa e gosto de ter um lugar da internet com um pouco de mim que alguém pode encontrar sem querer, mas só se tiver determinação o suficiente pra procurar ou pra encontrar sem querer.

Este post foi escrito carinhosamente pelo Jacson para o Blogueiros Raiz, um espaço que surgiu para unir todos nós, que ainda estamos aqui.

7 comentários:

  1. Gostei muito de conhecer sua vida de blogueiro. Esse mundo é mágico mesmo.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Eu me identifiquei tanto com esse texto. Também amo ler blogs e fico tão triste quando vejo alguém abandonando o espaço (apesar de entender completamente a decisão)
    eu blogo desde 2005 e amo essa nostalgia e ler artigos, textos, fóruns hhahah

    ResponderExcluir
  3. Artistic photo and interesting blog. Have a nice weekend

    ResponderExcluir
  4. Artistic photo. I followed your blog ok. Thx

    ResponderExcluir
  5. Jacson ou piovepato, continua sendo um ótimo skatista

    ResponderExcluir
  6. Cheguei por aqui pra acompanhar teu blog e já amei o texto! Poderia ser eu escrevendo... me identifiquei demais! Que saudades daquela época em que não tínhamos pressa de escrever, de checar o feed, as curtidas, compartilhamentos etc... saudades de um tempo mais leve e mais calmo, de reservar um momento pra ler os blogs, quando não tínhamos o celular grudado em nossas mãos o tempo todo. É isso que também quero resgatar no meu blog. Viva os blogueiros raiz!

    ResponderExcluir
  7. Tá aí o tipo de presença saudável que se pode ter na internet. Leve, sem pressão ou obrigações impostas. Gosto disso e busco muito isso. Quando sinto que tô me cobrando, eu tento me afastar. Quando sinto que o excesso de informações e conteúdo me sufocam, eu tento ir pra longe (porém às vezes falho).
    Quero conhecer teu blog depois desse texto que me trouxe leveza :)

    Any,
    Poetiza-te.

    ResponderExcluir